sexta-feira, 5 de outubro de 2007

04/10

As gravações tiveram que ser refeitas porque havia muito barulho, mas desta vez foi mais rápido e a qualidade ficou bem melhor. Abaixo estão os áudios. Os alunos pequisaram na internet e também na própria escola na biblioteca e fazendo perguntas a algumas pessoas.
Os slides sobre a escola e sobre Joinville já estavam prontos porque já havia utilizado em outros blogs. Os outros slides serão feitos pelos alunos, eles pesquisarão na internet e também usarão máquinas digitais para fotografar o bairro. Depois, aprenderão a montar os slides. ( Prof. Gládis)
( Prof. Gládis)



Escola CAIC Prof. Mariano Costa - por Amanda Rodrigues




Bairro Adhemar Garcia - por Marcelo





Cidade Joinville - por Alessandra





Estado Santa Catarina - por Guilherme





País Brasil - por Amanda





Internet Rede Global- por Lucas


03/10

Hoje os alunos fizeram as gravações de áudio com a Prof. Maria Cristina falando sobre a escola, o bairro, a cidade, o estado, o país e sobre a internet usando o programa AUDACITY. Acompanhei de casa, pela WebCam e fui orientando os trabalhos. Havia muito barulho na escola e acho que talvez não tenha ficado muito bom. Receberei os arquivos por e-mail para publicação aqui no blog. Caso seja necessário, repetiremos as gravações amanhã. ( Prof. Gládis)






No dia 3/10 fomos à escola para gravar as falas sobre as pesquisas que fizemos sobre a escola, bairro, cidade, estado, país e internet. Para mim foi fácil achar os assuntos da pesquisa sobre a cidade de Joinville, porque pesquisei na internet, então foi bem rápido. Na escola a minha gravação foi bem tranqüila, pois só tive que repetir uma vez o último parágrafo. O único problema é que tivemos que refazer essa gravação porque o som ficou muito baixo.
Eu estou amando participar deste projeto, estou tendo uma experiência muito boa, falar com os colombianos pela a internet é ótimo. Eu vou trabalhar muito neste projeto porque eu espero ganhar e conseguir viajar para fora do país. Com os nossos recursos isto não vai ser impossível, será apenas difícil, nunca esqueço que quem quer sempre alcança. ( Alessandra)

No dia das gravações de áudio a D. Gládis não pode vir, mas nos orientou pela internet e me ajudou com a pesquisa. Nesse dia, eu tinha um compromisso e tive de fazê-la bem rápido, mas mesmo assim foi bem legal. Tive de repetir algumas vezes porque minha voz saía baixa e por engasgar em algumas frases.
Estou adorando participar deste projeto, tanto porque adoro mexer no computador, quanto por ser algo que só me faz crescer em conhecimento e espero que consigamos ganhar este concurso.
( Lucas)


Quando fizemos nossa apresentaçao em áudio foi muito legal e divertido, pois tiveram várias partes engraçadas e interessantes. Fiquei mais ou menos nervosa, meio tímida e com medo de não dar certo, mas comecei a pesqusar em sites do Brasil e no google e assim achei tudo o que necessitava para o projeto.Só que tive que refazer a gravaçao, pois pois no dia o som estava ruim.
Enfim, agora está tudo ótimo e estou adorando participar desse projeto!!!!!!!!!!!!!!!! (Amanda Oliveira)

Aí veio a 3ª missão, tive que ler o que pesquisei sobre o bairro. Por causa do barulho na escola, tivemos que ler várias vezes e a professora da casa dela nos ajudou muito a nos concentar. (Marcelo)

No dia 03/10, com auxílio da Dona Cris e de Gládis via web-cam, fizemos a gravação das falas sobre nossos temas. Fui o penúltimo a gravar, acredito que gravei bem, pois fui breve.
Participar deste projeto está sendo muito interessante, pois podemos até mesmo interagir com as pessoas de outro país. Espero que consigamos fazer um blog muito legal. (Guilherme)

Nesse dia gravamos nossa apresentação de voz , cada um com o seu tema: colégio, bairro, cidade, estado, país e internet. Nesse dia a Prof. Gládis não pode comparecer, pois estava de licença, mas estava nos orientando pela webcam e pelo microfone nos dando instruções. Gravamos e achávamos que havia dado tudo certo, mas no outro dia tivemos que regravar porque havia dado para ouvir o barulho do colégio e tinha ficado estranho, gravamos de novo e ficou ótimo.
Estou adorando esse projeto, é muito legal participar de experiências novas e de ampliar nossos conhecimentos através da Internet. (Amanda Rodrigues)





Enviei ao Prof. Luis Angel estas fotos de nossa vídeo conferência feita ontem.

02/10

Hoje o dia foi muito produtivo. Os alunos chegaram na hora marcada e iniciamos as gravações de vídeo. Cada um fez a sua apresentação pessoal. A idéia inicial era que na seqüência cada um também falasse de um assunto diferente: escola, bairro, cidade, estado, país e internet. Mas tive que mudar isso, pois o vídeo ficaria muito grande e pesado para ser enviado por e-mail para os nossos parceiros. Esta parte será feita somente em áudio e ilustrada depois com fotos e imagens.


Iniciamos a vídeo-conferência às 15h. Os alunos se saíram muito bem, foram espontâneos e simpáticos, fizeram brincadeira e arriscaram algumas palavras em espanhol. Tivemos alguns problemas com o som que estava bastante cortado.



No final da tarde, fiz a reunião com os pais para esclarecer os detalhes sobre a participação dos alunos na fase internacional do Concurso EducaRede. Expliquei também que passarei a orientar a equipe de casa enquanto estou de licença em virtude de um pé quebrado. Os alunos virão à escola nos dias marcados no contra-turno para realizar as atividades na sala informatizada e eu os acompanharei de casa via webcam. A professora Maria Cristina dará o apoio necessário a eles durante este período. (Prof. Gládis)


No dia de gravar a minha apresentação tive de repetir várias vezes por causa do nervosismo e eu nunca tinha feito esse tipo de gravação. Também nesse dia nós fizemos uma vídeo-conferência com os alunos da Colômbia e eu tive alguns problemas pra comprendê-los, mesmo assim foi muito legal e rolou até declaração de amor de um colombiano pra uma das minhas colegas. No final da tarde, teve uma reunião com os pais na escola, eu estava presente e vi que foi bem explicado. (Lucas)

No dia 2/10 fomos gravar nossa apresentação, eu fui a última, mas deu tudo certo. Precisei repetir só uma vez porque tinha gaguejado um pouquinho, mas foi só porque eu não estava muito nevosa e estava bem entusiasmada.
Então tivemos nossa primeira vídeo-conferência com os colombianos, foi muito legal, só tinha uma dificuldade com a língua deles mas dava para entender e arriscar com o nosso portunhol. Foi muito engraçado, nós tinhamos som e web cam, mas o som tava meio ruim, era difícil para entender o que eles falavam ou perguntavam. Nos apresentamos um a um para eles e eles também para nós. Eu achei muito legal essa vídeo-conferência e me diverti bastante.
Neste mesmo, dia teve a reunião com os pais para explicar melhor sobre o concurso internacional, a minha mãe e o meu pai foram muito a favor, isso foi muito bom, me incentivaram, deram apoio e ficaram muito felizes por mim. ( Alessandra)

A nossa primeira video-conferência foi demais. Nunca tinha feito isso antes, por isso para mim foi uma experiência muito interessante.No começo, não sabia muito o que fazer e o difícil era nos entendermos, as dificuldades de linguas eram muitas e eu não entendia nada. Depois, fomos nos acostumando e entendendo o que cada um falava para o outro. Foi muito divertido, com muitas palhaçadas tanto das pessoas daqui como os da Colômbia. Só fiquei meio tímida quando conhecemos pela a webcam os meninos.( Amanda Oliveira)

No dia 02/10 fizemos a nossa apresentação pessoal gravada, não fiquei muito nervoso, na terceira tentativa deu tudo certo, apesar de eu não ter gostado muito de me ver no vídeo, pois para mim nele fico sempre “feio”.
Também neste dia conversamos via a webcam com os colombianos, a comunicação foi um pouco complicada, tivemos que botar em prática aquele “portunhol” que todo brasileiro diz saber. Mas só falando com uma pessoa que fale esta língua é que nós vemos que não é bem como imaginávamos. Ainda neste dia, teve a reunião com os pais que esclareceu bem os fatos para eles.( Guilherme)

Nesse dia fizemos a apresentação de vídeo. Eu tive que repetir muitas vezes porque fiquei muito nervosa,pois nunca tinha feito esse tipo de apresentação, mas no fim acabou dando tudo certo.Nesse dia conversamos com o pessoal colombiano,foi muito legal nos comunicarmos com pessoas que ainda não conhecíamos. A gente não sabia falar muito bem o espanhol mas eu tentei me comunicar com eles usando o meu “portunhol”,foi um pouco complicado entender,tivemos uns problemas com o microfone mas deu tudo certo também. Eu já havia me comunicado com pessoas de outro país pois minha amiga mora na itália e sempre nos comunicamos pela webcam.No final da tarde, tivemos a reunião com os pais,como já falei meus pais não estavam muito convencidos com a idéia, mas depois de tudo explicado eles me autorizaram. (Amanda Rodrigues)

01/09

Hoje tentamos fazer um teste com a WebCam, pois marcamos para amnhã um chat com os alunos. Não conseguimos fazer funcionar, a minha Cam abria mas a do Prof. Luis, não. Ele tentará resolver o problema até amanhã. Espero que tudo funcione bem pois os alunos estão muito anciosos.
Abaixo em trecho de nossa conversa pelo Gtalk enquanto tentávamos abrir as câmeras no Messenger. ( Prof. Gládis )


15:53 LUIS: HOLA GLADYS ME ALEGRA VERTE
eu: hola Luis como estás
15:54 LUIS: quiero pedirte un favor podriamos ver de nuevo lo de la web cam
creo que ya lo estamos solucionando
15:55 eu: vou acessar o messenger
LUIS: ok
15:58 eu: já estou
11 minutos
16:09 LUIS: sigo aquí pero no logran cargar las camaras
16:10 eu: o que será que há de errado?
16:12 hoje eu usei a cam normalmente
16:13 LUIS: yo uso la camara de un portatil
eu: deve ser algo com a conexão
16:26 LUIS: seguiremos explorando para saber donde esta el daño ok
16:48 eu: hola Luis, perdi a conexão
LUIS: aqui sigo
me alegra
16:49 eu: recebi seu trabalho, vou ler com cuidado
LUIS: ok espero muchas sugerencias
16:50 te enviaré foto de mis compañeras otros chicos y yo
16:51 eu: que ótimo
16:52 amanhã também mandaremos fotos
16:53 LUIS: ok ya llegó el momento de despedirnos buena suerte bom lunes chao
eu: até mais

30/09

Hoje eu e os alunos fizemos um chat via msn para conversar sobre o projeto.Todos já conversaram com seus pais e eles estão de acordo que os filhos partipem do concurso e estão cientes de que se forem vencedores farão uma viagem internacional. Todos estão muito motivados. Combinamos de fazer uma reunião na escola com os pais para esclarecer todas as dúvidas a respeito do projeto. ( Prof. Gládis)
No domingo, tivemos a reunião pelo MSN que teve um pouco de bagunça, todos perguntavam coisas diferentes e todas as perguntas eram pra D. Gládis que as respondeu. Depois, tive alguns problemas no micro e acabei por sair da conversa e acho que por pouco não perdi a reunião, mas não houve mais problemas e marcamos de ir no dia 2/10 à escola pra gravar as apresentações.( Lucas)
No domingo, dia 30 ,tivemos nossa primeira conversa sobre o projeto pelo msn. Deu tudo certo, todos entraram no horário combinado, conversamos e recebemos uma tarefa que era fazer nossa apresentação. ( Alessandra)
Fizemos a primeira reunião via MSN no dia 30/09, eu tive alguns problemas com meu MSN, pois acabei sobrecarregando conversando com outras cinco pessoas ao mesmo tempo. Porém nada que tenha atrapalhado tanto assim.( Guilherme)
Nesse dia tivemos uma reunião via Messenger com a Prof. Gládis. A reunião começou às 19:30 h, tivemos uns probleminhas para nos organizarmos mas conseguimos nos comunicar bem.Teve um pouco de confusão mas conseguimos esclarecer nossas dúvidas. ( Amanda Rodrigues)

29/09

Hoje conversei com o professor Luis Angel pelo MSN. Um de meus alunoso, Marcelo, estava online, então adicionei-o à conversa e ele também conversou com o professor colombiano. Depois do chat, ele enviou esta foto que registra um momento de nossa conversa.

28/09

No dia 28 de setembro recebi através do formulário de contato de minha página pessoal http://gladislsantos.googlepages.com/ o primeiro econtato do Colégio Luis Manuel Parra Caro, da Colômbia, nosso parceiro na fase internacional do projeto educarede. Foi com grande alegria que respondi a mensagem enviando-lhes meu e-mail pessoal para que iniciássemos as primeiras conversas.




Neste mesmo dia, houve a primeira reunião com a equipe de seis alunos que participarão do projeto. As orientações iniciais foram feitas e eles então comprometeram-se em informar ao pais sobre esta etapa. ( Prof. Gládis)

Nesse dia foi a reunião. Inicialmente pensei que fosse uma reunião da Rádio Web, outro projeto aqui do CAIC, mas logo que os outros alunos foram chegando reparei que não, de primeiro momento fiquei nervoso porque é uma responsabilidade grande de estar sempre presente aqui pra fazer os trabalhos e gravações do concurso. Em casa contei primeiro à minha mãe que não gostou da parte da viagem ao exterior, mas não se importava em eu participar, já meu pai achou ótimo e me permitiu participar e no fim acabaram os dois deixando. ( Lucas)

Eu fiquei sabendo que iria participar deste projeto numa sexta-feira, dia 28/09. Durante a última aula, que era de História fui chamada lá na sala dos professores, mas nem imaginava do que se tratava até fiquei com um pouco de medo. Chegando, lá a Dona Gládis estava nos esperando, eu e mais cinco colegas que também estão participando deste concurso, fui a primeira a entrar na sala. Depois de tudo explicado, fiquei muito feliz, já pensou eu viajando para fora do país, nunca tinha imaginado isso, foi maravilhoso. Cheguei em casa toda eufórica contei para minha mãe e perguntei se ela deixava, expliquei assim meio enrolado, mas ela concordou com a viagem, se por acaso a gente ganhasse. À noite, contei para o meu pai e ele também concordou. ( Alessandra)

Quando fiquei sabendo que fui sorteada no projeto fiquei muito feliz, pois é algo interessante e novas oportunidades para viagens internacionais, por exemplo, caso o projeto seja vencedor. No começo logo vi que meus pais iriam gostar da idéia e foi assim mesmo, eles também gostaram e me apoiaram bastante nesse projeto. ( Amanda Oliveira)

Bom, o dia que fiquei sabendo que eu tinha sido escolhido pro projeto fiquei muito feliz,
fui um dos privilegiados, festejei muito, imagina se eu ganhar. Aí sim, eu vou festejar muito!( Marcelo)

Tudo começou quando estava lá como todos os dias, em minha sala de aula, quando a Dona Juceli, Supervisora da escola, me disse que a D. Gládis queria falar comigo, na hora fiquei muito curioso. Ao chegar no local indicado, vi a D. Gládis conversando com dois alunos, logo chegaram mais três fechando assim o grupo. Então ela nos explicou que se tratava de um concurso, o EDUCAREDE, e que deveríamos fazer um blog colaborativo com alunos da Colômbia incrementando-o com diversos textos e etc. E se vencêssemos ganharíamos uma viagem internacional. Na hora fiquei muito feliz com a possibilidade. E meus pais também.
Então foi decidido que apresentaríamos cada um sobre um tema :a escola, o bairro, a cidade, estado, país e a Internet. Divididos os temas, hora de pesquisar, eu fiquei com nosso estado, Santa Catarina. (Guilherme)

Vou contar pra vocês como foi desde o primeiro dia desse projeto.
Bom, a dona Gládis nos chamou na sala dela e eu nem imaginava o que poderia ser, ela começou a explicar desde o inicio, contando sobre o blog Palavra Aberta, de sua premiação e do que ia acontecer no decorrer do concurso. Quando ela falou sobre a viagem, fiquei muito entusiasmada e contente por ter sido uma das sorteadas, é claro que tive dúvidas de como isso ia acontecer. Ela pediu para que falássemos com nossos pais e perguntar se eles nos autorizavam. Contei para os meus pais e no começo eles não ficaram muito convencidos, mas tentei convencê-los. ( Amanda Rodrigues)

25/09

No dia 25 de setembro todos os finalistas do Concurso Internacioanl Educarede Internet e Inovação Tecnológica participaram da cerimônia de premiação no auditório da Fundação Telefônica.

Convite para o evento de premiação:




Saudações aos amigos dos outros países participantes:
Espanha, Colômbia, Chile e Argentina:

Premiação:

Blog Palavra Aberta: 1º lugar na Modalidade Uso da Internet na Escola - Ensino Fundamental II


Matéria completa sobre a premiação aqui

“As escolas devem ajudar as pessoas a avaliar e reconhecer o conhecimento que está nos outros.
Talvez a escola deva ser o lugar onde se aprende a gerir conhecimento e a produzi-lo coletivamente."


Pierre Lévy