domingo, 21 de outubro de 2007

17/10

Hoje fiz uma reunião a distância com os alunos para esclarecer dúvidas sobre a aplicação das entrevistas.No vídeo abaixo estão alguns trechos da reunião. (Gládis)





A tarefa das entrevistas foi passada na na nossa tradicional reunião vespertina. Ao chegar em casa fui logo ligando para duas tias minhas que tinham entre 20 e 30 anos, depois falei com minha mãe.
Na quinta-feira, cheguei na escola e entrevistei mais dois colegas meus, e ao meio-dia foi à vez de meu pai. Até aí tudo rápido e fácil.
À tarde tive de pedalar até a loja de minha avó (que fica a uns 2km de minha casa) entrevistá-la e também encontrei um cliente dela que por sorte tinha exatamente 50 anos. Porém a entrevista com ele não foi nada fácil, pois o dito cujo era teimoso que só vendo. Com minha avó foi um pouco mais rápido. Apesar de tudo fazer as entrevistas foi bem legal. ( Guilherme)
Começou a reunião quando todos os alunos chegaram, mas um dos alunos tinha faltado, o Lucas.
A dona Gádis que estava conversando com a gente pela web cam, pois estava de licença e não podia estar presente, começou comentando sobre as entrevistas que tínhamos que fazer com oito pessoas das seguintes idades:20 a 10 anos, 20 a 30, 30 a 50, e com pessoas com mais de 50, só que podíamos entrevistar duas pessoas por idade.
A nossa vídeo conferência não estava muito boa porque o som estava meio ruim,mas deu para entendermos tudo.Tiramos nossas dúvidas perguntando mais detalhes. Eu fiz as entrevistas com as oito pessoas, que era o combinado.Consegui ver a diferença como era antigamente e como é hoje em dia.Os mais jovens levavam quase toda a entrevista inteira na brincadeira, já os outros que tem mais idade conseguiram entender e levaram mais a serio.
Eu demorei dois dias para fazer a entrevista com todos e mais ou menos 10 ou 15 minutos para fazer cada entrevista.
(Amanda Regina )

Bom! Tivemos uma vídeo-conferência com a Dona Gládis, foi muito legal, é diferente você falar com uma pessoa ali na sua frente e estar falando com ela via web. No começo, tivemos uma dificuldade no som mais foi bem rápido. Depois deste pequeno problema, a D. Gládis nos passou a primeira tarefa, tínhamos que fazer uma entrevista sobre o tema do projeto com oito pessoas, duas com mais de cinqüenta anos, duas com entre trinta e cinqüenta, duas entre trinta e vinte e duas entre vinte e dez. Houve algumas dúvidas, mas tiramos ali mesmo com a D. Gládis. Para fazer esta entrevista que foi a primeira tarefa não encontrei problema algum, a única dificuldade foi que algumas pessoas não entenderam certas questões, mas eu expliquei e deu tudo certo e na sexta feira de manhã que foi a data combinada para terminar estas entrevistas já estava tudo pronto.
(Alessandra)

Houve uma reunião do grupo, mas esqueceram de me avisar e por isso não participei e o Guilherme ficou de me entregar depois, mas ele não me encontrou em casa, por isso quem me deu as informações foi o Marcelo, já na quinta-feira, e depois o Guilherme me deu as folhas para eu fazer a entrevista.
As entrevistas foram um pouco corridas e eu não precisei explicar muito. Mas na sexta-feira eu acabei por esquecer as entrevistas em casa e um amigo meu, o Guilherme, emprestou a bicicleta dele para eu ir a minha casa buscar . Mesmo assim, faltava uma entrevista que foi feita com um técnico que estava instalando a rede nos computadores da escola. ( Lucas)


Nós tivemos uma vídeoconferência foi muito legal estava bem divertido a dona Gládis da casa dela e nós do colégio, ela nos explicou como seriam feitas as entrevistas e no mesmo dia já comecei a fazê-las. Nossa 4ª missão foi a entrevista sobre o uso das tecnologias na escola . Foi muito difícil para alguns, especialmente os mais velhos, mas ainda assim estava muito legal. Adorei saber como eram as tecnologias há alguns anos atrás. ( Marcelo)
À tarde chegamos na Sala Informatizada e tivemos que esperar um pouco para todos chegarem. A Prof. Gládis conversou conosco e nos explicou cada detalhe do que teríamos que fazer,ela estava nos dando instruções e nos orientando de sua casa pela web cam,pois está de licença porque quebrou o pé. Nossa comunicação foi um pouco difícil pois as caixas de som ficavam fazendo barulhos estranhos.
Era uma entrevista com 8 pessoas sobre TICs c que utilizaram ou utilizam na escola que estudaram ou estudam. A entrevista foi da seguinte maneira: tivemos que entrevistar duas pessoas de diferentes faixas etárias de 10 a 20,de 20 a 30,de 30 a 50 e de 50 pra cima.
Eu fiz entrevistas com pessoas do meu bairro, demorei um dia para fazer todas e levei de dez a quinze minutos entrevistando cada pessoa.
Foi bem legal saber como eram diferentes as escola dos mais velhos comparando com o o que é a nossa hoje e também ver o que mudou de uns tempos pra cá. (Amanda Rodrigues)

16/10

Tive problemas com o computador na segunda-feira e não consegui me comunicar com o Prof. Luis Angel. Ontem conversamos pelo Gmail sobre a entrevista e fizemos os acordos finais. Marquei uma reunião com os alunos para amanhã sobre esta tarefa que eles realizarão. Faremos uma vídeo-conferência via Messenger e WebCam, pois ainda estou impossiblitada de ir à escola. Enviei os arquivos a eles por e-mail para impressão das fichas de entrevista. ( Prof. Gládis)

12/12

O Prof. Luis Angel enviou hoje o e-mail abaixo.

"Saludos
un abrazo fraterno
subimos una versión en Youtube aunque la resoluíón no es la mejor es una alternativa.
no te preocupes gladys por lo de los equipos ya haremos otro en windows xp.
http://www.youtube.com/watch?v=7tiASg8B5_Q

Tambien he solicitado ayuda a un amigo
Hasta pronto

LUIS ANGEL "



11/10

Recebemos hoje o seguinte e-mail do escritório de Madrid com o fomulário de inscrição:
"Buenas tardes,

Estamos muy contentos con el gran trabajo que están realizando todos ustedes. Creemos que todos habéis podido contactar con vuestros compañeros de proyecto y empezar a trabajar.

En este correo electrónico os adjuntamos un formulario que debéis rellenar y reenviárnoslo lo antes posible. Tienen de plazo hasta el viernes 19 de octubre. El formulario tiene dos partes diferenciadas:

Datos de contacto del profesor y datos de los alumnos que van a elaborar el proyecto.
Detalles del proyecto. En este apartado deben detallar el proyecto que van a llevar a cabo junto a su país hermanado. Este apartado debe ser acordado por los dos profesores y debe ser idéntico en uno y en otro.

En el documento, encontrarán una explicación más detallada. Le recomendamos que pongan especial interés en este apartado del formulario, porque será parte del material que proporcionaremos al jurado para la evaluación de los proyectos.
A todos aquellos que aún no nos han enviado las anpresentaciones, les recordamos que mañana 12 de octubre termina el plazo de recepción de las mismas. Si hubiera algún problema, no se preocupen y pónganse en contacto con nosotros a través de la dirección de correo electrónico "mailto:certamen@educared.net

A todos aquellos que aún no nos han enviado las presentaciones, les recordamos que mañana 12 de octubre termina el plazo de recepción de las mismas. Si hubiera algún problema, no se preocupen y pónganse en contacto con nosotros a través de la dirección de correo electrónico certamen@educared.net

Muchas gracias por vuestra participación y recuerde que estamos a su disposición ante cualquier duda o problema.

Saludos,

Cristina Pons Monjo
Oficina del Certamen Internacional de EducaRed
de Innovación Educativa
certamen@educared.net"


O professor Luis Angel enviou o seguinte e-mail esclarecendo sobre o vídeo de apresentação que não conseguimos assistir:


"Reciban un cordial saludo

Hemos tenido problemas con el envío del video de prersentación y despues con la descarga, creo que se por que no se pueden ver los videos, aquí los editamos en un equípo con windows vista premium y al intentar abrirlos en versiones windows anteriores no se puede, así que por favor intenten abrir en vista premium. trabajaremos uno en windows xp.

Cordialmente
LUIS ANGEL "

Acredito que ele conseguirá uma solução em breve. ( Prof. Gládis)

10/10

Hoje o professor Luis Angel enviou o vídeo de apresentação dos alunos para nós. Não conseguimos assistir, pois os arquivos não abriram. Depois, os vídeos foram enviados em partes, mas ainda assim não conseguimos assistir.
Também recebi a proposta de entrevista a ser aplicada pelos alunos. Fiz algumas sugestões e enviei o arquivo para o Prof. Luis, conversamos depois pelo Gtalk e concordamos sobre as alterações. (Prof. Gládis)